ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA


Como qualquer outra atividade, a realização de uma feira de ciências requer atenção por ser um evento que envolve toda a instituição durante sua execução.

Dentre as etapas que merecem atenção destaca-se:

 


Planejamento – Escolha do tema – Trabalhos – Local de apresentação.


Local de apresentação – Organização – Escolha do tema – Avaliação.


Planejamento – Organização – Trabalhos – Avaliação.


Escolha do tema – Organização – Trabalhos – Avaliação.


Planejamento – Local de apresentação – Trabalhos – Avaliação.

Baseado nas características da TCT e TRI, observe as lacunas nas assertivas e escolha as palavras ou expressões que poderão preenchê-las. Posteriormente, assinale a alternativa que considerar correta:

 

  1. As duas teorias são provenientes da ___________, área que une a Psicologia e a Estatística, e que propõe a criação de instrumentos de medida para o conhecimento e comportamento de um indivíduo.
  2. A __________ postula, que um maior número de itens leva a uma maior confiabilidade do instrumento.
  3. O princípio básico da _________ é o de que a probabilidade de acerto de um item depende do nível de domínio do aluno em um determinado assunto.

TRI – psicometria - TCT


Psicometria – TCT – TRI.


TCT – matemática – TRI.


 Psicometria – TRI – TCT.


Matemática – TCT – TRI

De acordo com a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e a Teoria de Resposta ao Item (TRI), assinale a alternativa correta.


A Teoria Clássica dos Teste foi criada para superar os problemas e limitações da Teoria de Resposta ao Item.


Estão preocupadas em explicar o sentido que têm as respostas dadas pelos sujeitos a uma série de tarefas e propor técnicas de medida dos processos mentais. 


Tem como foco a quantidade de acertos do aluno.


As duas teorias são provenientes da Estatística, área da matemática, e que propõe a coleta, a organização, a análise e registro de dados por amostras.


Tem como objetivo mensurar a probabilidade de acerto de um item depende do nível de domínio do aluno em um determinado assunto.

A avaliação sempre foi um tema polêmico no ensino, particularmente em se tratando do ensino de Física. Observe as lacunas nas assertivas e escolha as palavras ou expressões que poderão preenchê-las. Posteriormente, assinale a alternativa que considerar correta:

 

  1. A _____________ aponto da que a avaliação deve ser contínua e cumulativa, prevalecendo aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
  2. As _________________ indicam que as instituições escolares que oferecem o Ensino Médio devem considerar a avaliação da aprendizagem, com diagnóstico preliminar, e entendida como processo de caráter formativo, permanente e cumulativo.
  3. Os ______________ sugerem que a avaliação do ensino e da aprendizagem deve ser coerente com a linha pedagógica sugerida, sendo necessário que o professor e o aluno percebam, durante esse processo, quais e como os conhecimentos foram construídos, de modo sistemático e contínuo.

 


CCN – PCN – LDB


LDB – DCN – PCN


DCN – LDB – PCN


LDB – PCN – DCN


PCN – DCN – LDB

Baseado nas características das avaliações propostas por Bloom, observe as lacunas nas assertivas e escolha as palavras ou expressões que poderão preenchê-las. Posteriormente, assinale a alternativa que considerar correta:

 

  1. Através da avaliação ___________ o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática.
  2. A avaliação ___________ é uma forma de avaliação utilizada para se obter informações sobre os conhecimentos prévios dos estudantes em relação a um determinado tema.
  3. A avaliação ___________ busca compreender o funcionamento cognitivo do aluno em face da tarefa proposta.
  4. Dentro da avaliação ___________ o estudante enquadra-se em duas dimensões uma classificatória e outra de aprovação.

diagnóstica – formativa – formativa – somativa.


formativa – diagnóstica – formativa – somativa


somativa – diagnóstica – formativa – formativa.


formativa – formativa – somativa – somativa.


formativa – diagnóstica – diagnóstica – somativa.

Assinale V(verdadeiro) e F (falso). Em seguida, escolha a alternativa que traz a resposta correta:

 

  1. A interdisciplinaridade tem-se a busca de vencer as lacunas entre conteúdos e disciplinas escolares, tais como Matemática, Física, Biologia, História, entre outras.
  2. Com a contextualização, se almeja aproveitar as relações entre os conteúdos e o contexto, num esforço para dar significado ao aprendido, instigar a participação do educando estimulando sua autonomia intelectual.
  3. O tratamento contextualizado do conteúdo pode contribuir para combater a passividade do educando, promovendo uma inversão nos papeis, onde o professor se torna o mediador do conhecimento e o educando deixa de ser um mero receptor de conhecimento.
  4. Entende-se a interdisciplinaridade como um ponto de encontro entre atividades disciplinares e interdisciplinares com lógicas diferentes.

V – V – F – F.


V – F – V – F.


F – F – F – F.


V – V – V – V.


F – F – F – V.

Considerando as considerações relacionados à necessidade de se Ensinar Física, é incorreto afirmar que:


O ensino de física deve ser através de exposições com um tratamento de representações matemáticas, limitado à aplicação de fórmulas, e sua utilização para resolução de exercícios.


A importância de se ensinar Física está em ser capaz de torna-la um conhecimento para a vida, ou seja, desenvolver no estudante a percepção de sua impotência para sua formação e para a sua vida.


O ensinamento dos conceitos físicos deve ser feito através de uma abordagem construtivista, ou seja, os conceitos de física são ensinados através de problemas ou atividades em grupos pequenos e, posteriormente, têm início as discussões em sala, quando todos são incluídos.

 


É importante o desenvolvimento de atividades que solicitem dos alunos várias habilidades, entre elas, o estabelecimento de conexões entre conceitos e conhecimentos tecnológicos, o desenvolvimento do espírito de cooperação, de solidariedade e de responsabilidade.


É imprescindível que os conhecimentos se apresentem como desafios cuja solução, por parte dos alunos, envolve mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança para uma tomada de decisão.

Sabe-se que o Brasil, bem como outros países da América Latina, estive obstinado em promover reformas na área educacional, em especial, no Ensino Médio. A proposta de reforma curricular conhecida como o Novo Ensino Médio, propôs:


a reorganização curricular em áreas de conhecimento, com o intuito de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização.


um currículo formado por disciplinas que são organizadas em áreas do conhecimento, onde cada disciplina deve trabalhar seu conteúdo de forma independente e contextualizada.


uma organização curricular por disciplinas permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades básicas como objetivo do processo de aprendizagem.


um currículo formado por disciplinas que não são organizadas em áreas do conhecimento, onde cada disciplina deve trabalhar seu conteúdo de forma independente.


a reestruturação curricular em disciplinas de conhecimento para auxiliar o desenvolvimento dos conteúdos, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências gerais envolvidas no processo ensino aprendizagem.

De acordo com perspectiva escolar proposta pelos PCNEM a interdisciplinaridade não tem a pretensão de criar novas disciplinas ou saberes. Nesse sentido, os PCNEM sugerem a utilização da interdisciplinaridade como uma:


ferramenta metodológica que junta os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista.


ferramenta metodológica que supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento


ferramenta metodológica que não integra os diferentes conhecimentos, entretanto  oferece pouca liberdade aos professores para a seleção de conteúdos menos contextualizados.


ferramenta metodológica que integra de diferentes conhecimentos, entretanto não oferece liberdade aos professores para a seleção de conteúdos mais contextualizados.


ferramenta metodológica que não prevê a justaposição de disciplinas, trabalhando cada qual no seu momento para explicar determinado fenômeno.

Páginas: 12345